Edição e Registro de Partitura

A edição e registro de partitura é muito importante para o musico amador e profissional, imagine esta situação: Você escreve uma letra, compõe uma melodia e mostra a algumas pessoas, alguem resolve registrar e gravar, sua musica faz sucesso e rende um bom dinheiro, o que você ganha? - Nada, porque não foi você quem a registrou, por incrivél que pareça esta é uma realidade muito comum, pode-se até provar que a música é sua mais isto leva a um processo judicial muito demorado.

Para evitar estes aborrecimentos existe o registro de partitura, porém para registrar é preciso de uma edição, que é deixar a partitura legivel através de programas de computador e sem erros de grafia musical, para a edição é nescessário que o compositor forneça uma cópia do manuscrito ou mesmo uma gravação simples em CD ou MP3.

Após a edição o próximo passo é o registro, este que faço via Curitiba, PR de onde é enviado para a Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, RJ o processo todo de registro leva de três a quatro meses, porém após a entrada do processo em Curitiba a obra já esta assegurada pela lei n. 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (lei dos direitos autorais)

Assim que analizada pelos peritos da Biblioteca Nacional e confirmada a veracidade de obra inédita eles emitem a certidão de registro.

Os valores de custeio de uma edição variam a cada obra, já o registro tem valor definido pela Biblioteca Nacional, cerca de R$ 30,00 a 40,00 mais os encargos, o ideal é registrar várias partituras pois o valor do registro será o mesmo.

Entre em contato e faça uma simulação.